NOSSA QRG

NOSSA QRG

sexta-feira, 23 de março de 2012

RADIOAMADORISMO CONTINUA VIVO E ATUANTE.


Radioamadorismo, ao longo dos tempos e no mundo todo, tem demonstrado a importância das comunicações, quando chamado para ajudar em situações nas quais o seu serviço humanitário seja colocado à disposição das autoridades e em benefício da população.

Radioamadores colaboram com a Defesa Civíl nos momentos de comunicação de emergência. Filmes como “Limite Vertical” e  “O Dia Depois de Amanhã” retratam situações extremas vividas pela humanidade em que a sofisticada tecnologia se torna inutilizável diante do isolamento geográfico vivido pelas personagens, após catástrofes naturais, onde a transmissão por rádio, via Código Morse, é a única forma possível de comunicação.

Da ficção para a realidade, há vários exemplos recentes em que oradioamadorismo possui uma importância estratégica no salvamento e socorro às vítimas, como no caso das enchentes da Santa Catarina e nos deslizamentos ocorrido na regiao serrana do Rio de Janeiro, mais recentemente há alguns dias, no auxílio às enchentes que castingam o estado de Minas Gerais. Tambem em eventos trágicos internacionais como o tsunami que atingiu o Japão, além do constante auxílio à localização de embracações e vôos perdidos.
A Secretaria Nacional de Defesa Civíl possui uma Rede Nacional de Emergência de Radioamadores(RENER). Criada pela Portaria Ministerial M1-302, em 24 de outubro de 2001, há dez anos, seu objetivo é suprir os meios de comunicações usuais, quando não for possível acioná-los devido a desastres, situações de emergência ou estado de calamidade pública.
Estados Unidos, Japão, México, Espanha, Colômbia, Argentina, entre outros países, possuem Redes de Emergência de Radioamadoresintegradas às autoridades competentes. Tais redes, a exemplo do Brasil, estão sempre operantes nas situações de terremotos, inundações desabamentos, deslizamentos, incêndios florestais, epidemias, furações, secas, buscas e salvamento de aeronaves e embarcações e outras.
radioamadorismo é conciderado um Hobby, mas para a operação de um equipamento é preciso licença especial emitida pela ANATEL(Agência Nacional de Telecomunicações), não é permitido a operação de uma estação de radioamador sem a devida licença, quem fizer isso poderá ser preso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário