NOSSA QRG

NOSSA QRG

WEB Link SDR

     

SDR – Software-defined radio

Um software definido sistema de rádio, ou SDR, é um sistema de comunicação de rádio onde os componentes que foram tipicamente implementadas em hardware (por exemplo, misturadores, filtros, amplificadores, moduladores / demoduladores, detectores, etc) ao invés disso são implementadas por meio de software em um computador pessoal ou dispositivos de computação incorporados. [1] Embora o conceito de SDR não é nova, as capacidades de rápida evolução da eletrônica digital tornar prática muitos processos que costumavam ser apenas teoricamente possível.
Um sistema de SDR de base pode ser constituída por um computador pessoal equipado com uma placa de som, ou um conversor analógico-digital outro, precedida por alguma forma de RF extremidade dianteira. Quantidades significativas de processamento de sinal são entregues ao processador de propósito geral, ao invés de ser feito em especial para fins de hardware. Tal projeto produz um rádio que pode receber e transmitir protocolos de rádio muito diferentes (por vezes referido como formas de onda) com base unicamente no software utilizado.
Rádios software têm uma utilidade significativa para os serviços de telefone militares e de célula, ambos os quais devem servir uma grande variedade de protocolos de rádio mudando em tempo real.
No longo prazo, rádios definidos por software são esperados pelos proponentes como o SDRForum (agora O Fórum de Inovação sem fio) para se tornar a tecnologia dominante nas comunicações de rádio. DSE, juntamente com antenas de software definidos são os facilitadores do rádio cognitivo.
Um software de rádio definido pode ser flexível o suficiente para evitar o “espectro” limitadas hipóteses de designers de tipos anteriores de rádios, em uma ou mais formas, incluindo: [2]
spread spectrum e técnicas ultrawideband permitir vários transmissores para transmitir no mesmo lugar na mesma frequência com muito pouca interferência, tipicamente combinado com um ou mais técnicas de detecção de erros e de correcção para corrigir todos os erros causados ​​por que a interferência.
antenas de software definidos adaptativamente “bloqueio para” um sinal direcional, de modo que os receptores podem melhor rejeitar a interferência de outras direções, permitindo-lhe detectar transmissões mais fracos.
técnicas de rádio cognitivos: cada rádio mede o espectro em uso e comunica que a informação a outras rádios cooperantes, e depois transmissores evitar frequências actualmente em uso por transmissores licenciados ou de outra forma inutilizáveis, e mudar as transmissões para “vazio” freqüências.
ajuste de potência dinâmica transmissor, com base em informações transmitidas dos receptores, diminuindo transmitir energia ao mínimo necessário, reduzindo o problema perto-longe e reduzir a interferência de outros.
rede mesh sem fio, onde cada rádio adicionado aumenta a capacidade total e reduz a potência necessária em qualquer um nó. Cada nó só transmite em voz alta o suficiente para que a mensagem hop para o próximo nó nessa direção, reduzindo perto-longe problema e reduzir a interferência para os outros.


Baixe aqui o software HDSDR na sua versão mais nova http://www.pp6ajm.qsl.br/arquivos/hdsdr.exe                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário