NOSSA QRG

NOSSA QRG

segunda-feira, 20 de maio de 2013


O SAMU JÁ FUNCIONA EM GARANHUNS E NO AGRESTE


O Serviço de Atendimento Móvel - SAMU - já foi inaugurado em Garanhuns, Lajedo, Capoeiras e outras cidades do Agreste Meridional. É um trabalho que envolve médicos, enfermeiros, atendentes, motoristas e veículos equipados até com UTI. Deve contribuir para melhorar o setor de saúde na maioria dos municípios, a depender das equipes contratadas e da gestão de cada prefeito e secretário da área.

Em algumas cidades, como Lajedo, uma cartilha está sendo distribuída com a população com orientações sobre o uso dos serviços do SAMU. São dicas, acredito, que servem para todas as cidades em que o atendimento já está funcionando.

Como forma de prestar serviço aos moradores de Garanhuns e cidades vizinhas, vamos aqui reproduzir as orientações.

- Quando se deve chamar o SAMU através do número 192 (a ligação é gratuita)?

1) Nos problemas cardiorespiratórios; 2) Nas situações de intoxicação exógena; 3) Nas queimaduras graves; 4) Em casos de afogamento; 5) Na ocorrência de maus-tratos; 6) Nos trabalhos de parto com risco de morte da mãe ou do feto; 7) Nas crises hipertensivas; 8) Nos acidentes ou traumas com vítimas; 9) Em casos de tentativas de suicídio; 8) Situações de choque elétrico; 9) Acidente com produtos perigosos; 10) Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte.

O SAMU funciona da seguinte maneira:

1 - O atendimento é feito em qualquer lugar. O socorro ocorre após a chamada gratuita feita pelo telefone 192;

2 - A ligação feita em qualquer cidade do Agreste é atendida por técnicos da Central de Regulação, sediada em Caruaru. Identificada a emergência, o telefonema é transferido para o Médico Regulador. Este profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento na hora, orientando o paciente ou a pessoa que fez a chamada sobre as primeiras ações;

3 - O médico avalia o melhor procedimento para o paciente. Orienta a pessoa a procurar um posto de saúde, envia uma ambulância de suporte básico para o local e num caso mais grave o veículo vai ao encontro do paciente já com um médico e enfermeiro;

4 - Com o poder de autoridade sanitária, o Médico Regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa forma, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.

No Agreste Meridional, Garanhuns foi o único município que recebeu duas unidades do SAMU, uma delas equipada com UTI móvel. Assim, o município teve de contratar duas equipes para prestar serviço à população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário