Rádio Digital
A digitalização do serviço de rádio representa mais do que uma nova oportunidade de negócio para as emissoras, que terão à sua disposição um serviço com qualidade de áudio superior e a possibilidade de transmissão de dados adicionais. Representa, também, a oportunidade de desenvolvimento mais adequado de políticas públicas governamentais, por meio do melhor aproveitamento do uso do espectro de radiofrequências, da ampliação da cobertura do serviço de rádio no território nacional e, principalmente, da promoção de ações de cidadania com alcance em áreas mais isoladas do país, fazendo uso dos serviços adicionais permitidos por tais tecnologias.
Acompanhando a tendência mundial, o Brasil vem estudando a implantação da tecnologia digital no sistema de radiodifusão sonora. Em março de 2007, foi criado o Conselho Consultivo do Rádio Digital, com o objetivo de assessorar o Ministro das Comunicações no planejamento da implantação do Rádio Digital no Brasil. O Conselho era formado por representantes da sociedade civil, do Governo Federal, do setor de radiodifusão (comercial, educativa, comunitária e pública), da indústria (recepção, transmissão e audiovisual), das instituições acadêmicas e dos anunciantes.
Em 2010, foi instituído o Sistema Brasileiro de Rádio Digital – SBRD, por meio da Portaria nº 290. O Ministério das Comunicações tem executado testes técnicos, em parceria com emissoras executantes dos diferentes serviços de radiodifusão, para verificar o desempenho dos diferentes modelos existentes.
Testes feitos com rádio digital apresentam alcance inferior ao analógico, diz ministério.
Brasília - Os testes feitos pelo Ministério das Comunicações com a rádio digital não foram satisfatórios por apresentarem, ainda, alcance inferior ao do sinal analógico. Apesar disso, novos testes estão previstos para tornar real o desejo de qualidade manifestado nesta segunda-feira (8) por representantes de rádios públicas, privadas e comunitárias, durante audiência pública na Câmara dos Deputados.
pu7sdj..
Nenhum comentário:
Postar um comentário