NOSSA QRG

NOSSA QRG

domingo, 28 de outubro de 2018


NOVA ZELÂNDIA PROÍBE O USO DE TRANSCEPTORES BAOFENG






Buenas!

A Agência Reguladora de Comunicações da Nova Zelândia (RSM) informou recentemente, a aplicação de restrições de uso de transceptores bidirecionais sem restrições, e em especial, os equipamentos das marcas Baofeng/Pofung, Wouxum, dentre outro. O fato se aplica, pela questão de que estes equipamentos, não atenderem as restrições do Serviço de Radioamador, muitos deles, abertos para frequências não permitidas no País, o quem vem causando problemas com o uso de frequências e espectro não permitidos.

Com essa decisão, as marcas acima mencionadas, teriam dificuldades de ingresso e comercialização por lá. 

A notificação já está pronta, e entrará em vigor a partir de 18 de Outubro de 2018.

Entretanto, a propria agencia permite, através de feedback, que operadores e revendedores efetuem a regularização de entrada e uso destes equipamentos, bastando entrar em contato com a RSM e informando os dados solicitados. 


FATO NÃO É INÉDITO

Vejamos por este prima: no caso da Agencia Reguladora da Nova Zelândia, chega a se comparar com o que aconteceu nos EUA, onde surgiram boatos de que a FCC estaria proibindo o uso de Baofengs.

Na realidade, o que ocorreu por lá, foi justamente a proibição do uso destes equipamentos em serviços como o FRS (Talkabout) e GMRS. Não somente essas, mas também outras de serviço de Banda Larga, Aviação, Serviços Públicos como  Emergências, Policia, dentre outros.

Porém, o que realmente é válido, é o fato de que, se estes equipamentos forem comercializados sem a devida Certificação do FCC (aqui no Brasil, é o equivalente a Homologação/Certificação junto à ANATEL). E todos esses parâmetros, estarão em vigor nos EUa a partir de 2019.


AQUI NO BRASIL

Bem, por aqui, segue o seguinte sistema: Homologação por parte do Operador, desde que opere dentro do espectro determinado ao uso do Serviço de Radioamador, e que tenha a Certificação de conformidade do FCC.

Resumindo: aos poucos, os pequenos chineses vão se adequando as legislações pertinentes de cada país, e vida que segue.

73 a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário