NOSSA QRG

NOSSA QRG

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Conheça um pouco do Códido "Q"

O Código Q é adotado internacionalmente por Forças Armadas e trata-se de uma coleção padronizada de três letras, todas começando com a letra "Q", inicialmente desenvolvida para comunicação radiotelegráfica comercial, e posteriormente adotada por outros serviços de rádios, especialmente o radioamadorismo. Apesar de os códigos Q terem sido criados quando o rádio usava apenas o código Morse, eles continuaram a ser empregados depois da introdução das transmissões por voz. Para evitar confusão, sinais de chamadas têm sido freqüentemente limitados a restringir sinais começando com "Q" ou tendo uma seqüência de três Q embutidos.

 História

O código Q, original foi criado aproximadamente em 1909 pelo governo britânico, como uma "lista de abreviações... preparadas para o uso dos navios britânicos e estações costeiras licenciadas pela Agência postal geral". O código Q facilitou a comunicação entre operadores de rádios marítimos que falam línguas diferentes, por isso sua rápida adoção internacionalmente. Um total de quarenta e cinco códigos Q aparecem na "lista de abreviações para serem usadas na radiocomunicação", que foi incluída no serviço de regulamentação anexo à Terceira convenção internacional de radiotelegrafia. A convenção aconteceu em Londres e foi assinada em 5 de julho de 1912, tornando-se efetiva em 1 de julho de 1913.
Os códigos Q compreendidos entre QAA-QNZ são reservados para uso aeronáutico; QOA-QOZ para uso marítimo; QRA-QUZ para todos os serviços.

CÓDIGO "Q"
.
O Código "Q" é uma combinação de três letras começando com a letra "Q" e que são utilizadas  na  radiocomunicação.  Inicialmente  foram adotadas para transmissão em Código Morse como forma de facilitar os contatos.
Os grupos de QOA a QQZ são reservados ao serviço marítimo.
Os grupos de QAA a QNZ são reservados para o serviço aeronáutico.

CÓDIGO “Q” INTERNACIONAL


Este código é utilizado em todo o mundo, sendo que a cada conjunto de três letras associa-se uma idéia. Veja, a seguir, os mais usados pelos radioamadores:

QRA  =  Nome da estação.
QRG  =  Freqüência.
QRM  =  Interferência
QRN  =  Estática.
QRT  =  Fim de transmissão.
QRV  =  Estou à disposição.
QRX  =  Aguarde.
QRZ  =  Quem está chamando?
QSB  =  Variação de intensidade de sinais.
QSJ  =  Dinheiro.
QSL  =  OK. Confirmado. Tudo entendido.
QSO  =  Conversa. Comunicado. Contato.
QSP  =  Ponte. (Quando duas estações não conseguem ouvir-se mutuamente, uma terceira entra para fazer a “ponte”, ou seja, a conexão entre as duas).
QSY  =  Mudar de freqüência.
QTC  =  Mensagem.
QTC DE EMERGÊNCIA (SOS) =  Pare de falar imediatamente: será transmitida uma      mensagem de emergência.
QTH  =  Endereço da estação ou do Radioamador.
QTR  =   Horário.
QRO =  Aumentar a potência da estação.
QRP  =  Diminuir a potência da estação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário