NOSSA QRG

NOSSA QRG

sexta-feira, 20 de julho de 2012


Aterramento

É muito necessário e muito importante, sendo que ele evita descargas elétricas e estáticas no operador, desviando para terra esta corrente.

Como fazer um aterramento ?

Você precisa de uma vara de cobre de 2 metros ou 3 de comprimento, fio rígido de cobre 10 ou 2,5 mm, conectores apropriados para aterramento (metal), uma barra de cobre ou aluminio de uns 50 cm com braçadeiras ou uma chapa de aluminio de 10x10 cm com diversos furos com parafusos.
Comece enterrando a barra de cobre afastada uns 50 centímetros da parede pelo lado de fora da casa, coloque o conector do fio primeiro porque com a batida a barra tende a deformar no lugar onde você bate para enterrá-la, prenda o fio e leve até a estação. Prenda por trás da mesa a barra de cobre ou a chapa de alumínio, parafuse o fio que vem da barra enterrada, use as braçadeiras da barra ou os parafusos da chapa para fazer o aterramento dos equipamentos que você tenha na estação.
 LEMBRE-SE: devem ser aterrados TODOS OS EQUIPAMENTOS,  Fontes, Rádios, Acopladores, Comando de Rotor, Modens, Computadores, Estabilizadores de tensão, Linear, Chave de antenas etc...    Tudo que tenha caixa metálica !

Os ráios são potentes descargas elétricas, geradas em consequência do atrito de núvens carregadas eletricamente e que podem danificar aparelhos elétricos ou atingir objetos, causando a sua destruição, com risco de morte ainda para quem possa estar perto. A recomendação de especialistas é que em dias de tempestade não se deve ficar em campo aberto ou abrigar-se debaixo de árvores.

Como proteger minha estação ?

O Radioamador deve instalar um Para-ráios com altura mínima de 2 metros do ponto mais alto de sua residência. Este tipo de equipamento é encontrado em grandes lojas de materiais de construção. O fio utilizado para aterramento é o fio 4 (mínimo) ou cabo isolado com bitola de 5 mm.(descargas deste tipo tem corrente muito alta, da ordem de mais de 500 ampéres, más em contrapartida o tempo dessas descargas é de milésimos de segundos, por isso de nada adiantaria utilizar fio muito grosso). O aterramento do sistema deve ser uma vara de cobre com 3 metros de comprimento enterrada a uma distância mínima de 2 metros da parede da residência e com perfeito contato com o fio que desce do para-ráios. É importante também usar tubos conduintes (tubo preto) no fio próximo da vareta de aterramento e nos 2 metros seguintes a subida deste fio pela parede, para isolamento seguro. Quem mora em prédio de apartamentos já tem este equipamento instalado.
Nunca utilize o suporte do para-ráios para prender seu sistema irradiante, isso é EXTREMAMENTE PERIGOSO !

Más minha antena está mais alta que o para-ráios !

Quando há uma tempestade que uma nuvem está carregada, ela está com uma carga negativa, e para que ocorra o ráio é necessário uma carga oposta (opostos se atraem, lembra ?), é ai que entra o para-ráios, para facilitar a descarga da carga oposta (positiva) vinda da terra. Sendo assim se o para-ráios está mais baixo que sua antena, más está lateralmente bem afastado, o risco é menor, pois o para-ráios está eletricamente com carga maior que sua antena, também lembre-se que há outros prédios ou locais mais altos e próximos que poderão ter proteção. A dica é sempre desconectar as antenas quando a coisa lá fora estiver feia, afinal, seguro morreu de velho !

Boa sorte ! 

73, pu7sdj

Nenhum comentário:

Postar um comentário