NOSSA QRG

NOSSA QRG

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Estudantes de RR fazem contato com 



astronauta em estação espacial


Alunos de duas escolas públicas conversaram com Michael Hopkins. 
Contato foi planejado desde o ano passado e durou oito minutos.

Contato foi em tempo real e via equipamentos de rádio amador (Foto: Emily Costa/G1)Contato foi em tempo real via equipamentos
de radioamador (Foto: Emily Costa/G1)
Alunos de duas escolas públicas de ensino Médio de Boa Vista conversaram com o astronauta Michael Hopkins, da Estação Espacial Internacional, no início da tarde desta quinta-feira (13). O contato, que ocorreu em tempo real e por meio de equipamento de radioamador, compõe as atividades do Projeto ARISS, desenvolvido pela agência espacial americana, a Nasa.
Na escola, foi montada uma estação de radioamador e, às 13h23 (horário local), o contato foi feito com a estação que passava pela área dos estados de Roraima, Rondônia, Acre, Amazonas e parte do Pará.
Os estudantes fizeram perguntas sobre o dia a dia, as experiências e sobre o trabalho que Hopkins desenvolve no espaço. O primeiro aluno a conversar com o astronauta foi Danilo de Lima, de 17 anos. Depois dele, outros sete alunos conversaram com Hopkins, que há cinco meses vive na estação espacial em órbita a 420 quilômetros da Terra.
"É uma experiência indescritível, todos nós estamos vivendo algo histórico e isso influenciará muito na nossa formação como estudantes", disse Danilo.
O orientador e idealizador de toda a comunicação foi o professor de física Paulo Leite. Segundo ele, as escolas desenvolveram um projeto envolvendo as disciplinas de física e geografia. A inscrição na Nasa ocorreu em fevereiro de 2012.
Seis alunos da escola estadual Gonçalves Dias e oito do Instituto Federal de Roraima participaram do Projeto ARISS. Segundo Paulo Leite, o projeto foi inovador porque esse tipo de contato só ocorreu quatro vezes no Brasil.
"É a primeira vez que isso aconteceu na região Norte. Tudo deu certo e nós iremos continuar dando andamento ao projeto. A minha expectativa é a de que muitos estudantes tenham essa experiência", destacou Leite.
Seis alunos da Escola Gonçalves Dias e oito do Instituto Federal de Roraima participaram do projeto (Foto: Emily Costa/G1)Seis alunos da Escola Gonçalves Dias e oito do Instituto Federal de Roraima participaram do projeto (Foto: Emily Costa/G1)
















ASSISTA REPORTAGEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário