NOSSA QRG

NOSSA QRG

sexta-feira, 5 de abril de 2019


Estação Espacial Internacional busca escolas de todo o mundo para contatos via rádio

Traduzido porAlisson, PR7GA

A partir de 1º de Abril de 2019, o programa denominado "Radioamadorismo na Estação Espacial Internacional" (ARISS) está coletando propostas de escolas, museus, centros de ciência e organizações juvenis comunitárias (tanto individualmente quanto juntos) para realizar contatos via rádio com um membro da tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS) entre 1 de janeiro de 2020 e 30 de junho de 2020.

Neste período a cada ano, o programa ARISS oferece a dezenas de milhares de alunos  uma oportunidade de aprendizado sobre tecnologias espaciais, comunicações e muito mais através da utilização do radioamadorismo no espaço. O programa ARISS conecta estudantes a astronautas na ISS através de uma parceria entre a NASA, a Radio Amateur Satellite Corporation, a American Radio Relay League, outras organizações globais de Radioamadorismo e as agências espaciais mundiais. O objetivo do programa é inspirar os alunos a buscar interesses e carreiras em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (CTEM) assim como no radioamadorismo.

Educadores que participaram de contatos com a ISS relatam regularmente que a participação dos alunos no programa ARISS estimula o interesse em disciplinas e carreiras das áreas CTEM. Um deles escreveu: "Muitos dos alunos do ensino fundamental que participaram e participam de contatos com a Estação Espacial Internacional foram estimulados  a escolherem cursos de ciências no ensino médio como resultado desse contato." Como resultado deste interesse, vários clubes de radioamadores estão sendo organizados em escolas e centros de aprendizagem.

A ARISS está procurando por organizações que atraiam um grande número de participantes e que possam inserir o contato com a ISS em um plano educacional bem desenvolvido e estimulante. Os alunos podem aprender sobre comunicações via satélite, tecnologia sem fio, pesquisa científica conduzida na ISS, ciência de rádio e outros assuntos ligados à CTEM. Os alunos aprendem a usar o radioamadorismo para poder falar diretamente com um astronauta e fazer perguntas a ele relacionadas a CTEM. A ARISS ajudará as escolas a localizar grupos de radioamadores que possam ajudar com equipamentos para que os estudantes possam aproveitar esta oportunidade única. 

O prazo para envio das propostas foi iniciado em 1º de abril de 2019 e vai até 15 de maio de 2019. Para obter diretrizes e formulários de proposta e mais detalhes, acesse:

Embora focado em escolas dos EUA, o programa também contempla organizações de todo o mundo. Para o Brasil e o restante das américas (com a exceção dos EUA), é necessário contatar o representante da ARISS Steve McFarlane, VE3TBD, por email.

Sobre a ARISS

O programa Radioamadorismo na Estação Espacial Internacional (ARISS) é um programa cooperativo de sociedades internacionais de radioamadores e as agências espaciais que apóiam a Estação Espacial Internacional (ISS). Nos Estados Unidos, os patrocinadores são a Radio Amateur Satellite Corporation (AMSAT), a American Radio Relay League (ARRL), o Centro para o Avanço da Ciência no Espaço (CASIS) e a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA).

O principal objetivo do ARISS é promover a exploração de temas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (CTEM) organizando contatos programados via estações de radioamador entre membros da tripulação a bordo da ISS e estudantes em salas de aula ou locais públicos. Antes e durante esses contatos de rádio, estudantes, educadores, pais e comunidades aprendem sobre espaço, tecnologias espaciais e radioamadorismo.

Para mais informações, consulte www.ariss.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário