NOSSA QRG

NOSSA QRG

quinta-feira, 23 de abril de 2020



Por Alisson, PR7GA

Mais um satélite para uso dos radioamadores está para ser lançado a partir da ISS em 28/04/2020. Trata-se do Quetzal-1, o primeiro satélite projetado, desenvolvido e construído na Guatemala por uma universidade daquele país, a Universidad Del Valle da Guatemala, a UVG.

O objetivo do projeto, segundo o seu site, é "projetar, desenvolver e operar um satélite do tipo CubeSat para testar um protótipo de sensor multiespectral, incentivar a ciência e tecnologia espacial na Guatemala, desenvolver a capacidade humana do país e permitir a aquisição de dados de sensoriamento remoto para gerenciamento de recursos naturais de forma independente."


O projeto, que foi iniciado no ano de 2014 com uma pequena equipe de apenas três estudantes e dois professores, agora conta com a participação de mais de uma centena de estudantes de graduação, ex-alunos e professores, com a colaboração e o apoio de diferentes instituições, como CRAG, Superintendência de Telecomunicações da Guatemala (SIT), Prensa Libre (o jornal mais popular da Guatemala), escolas e diferentes patrocinadores e organizações internacionais.

Quetzal-1 está programado para ser implantado no módulo Kibo da Estação Espacial Internacional em 28 de abril de 2020 às 15:20 horas UTC. Cerca de 30 minutos após a ejeção, ele deve abrir suas antenas e iniciar a transmissão do seu sinal piloto (beacon). Para o downlink, o Quetzal-1 usa um transceptor GOMSpace AX100, que transmitirá dados modulados em GMSK a 4800 bps na frequência de 437,200 MHz.

O satélite enviará telemetria, principalmente dados sobre seu funcionamento, para a comunidade de radioamadores em todo o mundo. Também possui uma câmera para captura de imagens da Terra para detectar a presença de clorofila em corpos de água. 

O beacon transmitirá periodicamente a cada 10 segundos. Neste link no site GitHub pode ser encontrados mais detalhes sobre o formato de dados utilizados na transmissão do beacon. Caso alguém consiga captar e decodificar estes dados, os responsáveis pelo projeto pedem que sejam enviados para o seguinte email: satelite@uvg.edu.gt.



Os TLEs serão publicados assim que estiverem disponíveis após o lançamento pela ISS.


Fontes:
https://www.uvg.edu.gt/cubesat-en/
https://www.prensalibre.com/personaje-del-ano/bien-hecho-2019-universidad-del-valle-de-guatemala-lanzara-primer-satelite-guatemalteco-al-espacio/
http://www.amsatuk.me.uk/iaru/finished_detail.php?serialnum=653

Nenhum comentário:

Postar um comentário