NOSSA QRG

NOSSA QRG

terça-feira, 24 de abril de 2012

ANTENA PARA VHF FÁCIL DE FAZER E SERVE EM QUALQUER LUGAR.











Na falta de espaço ou tempo, esta solução funciona muito bem. Basta colar com fita isolante os elementos e o coaxial no vidro da janela do apartamento ou hotel, ligar no Rádio e falar.




Os elementos da antena podem ser feitos de fio rígido, desencapado, de bitola 10 ou 12.




A antena está cortada para 147.000. Para ajustar para 146.000 utilize 49cm para cada lado.
Os elementos de fio podem ser presos no vivo e malha com auxílio de parafusos, porcas e arruelas ou outra maneira qualquer, desde que garantam um bom contato.  Se não houver altura suficiente para colocar a antena na posição vertical, ela pose ser instalada com uma inclinação de 45° (graus). O importante é manter o angulo de 90° (graus) entre o coaxial e os elementos da antena para não haver alteração no ROE.  A inclinação de 45° (graus) vai fazer a antena funcionar como se fosse vertical, não alterando muito o lóbulo de irradiação da mesma, mantendo as mesmas características.








ANTENA ENCURTADA PARA 40M

Este modelo de Antena é ideal para quem não possui muito espaço disponível e não quer usar antenas verticais ou bobinadas. Ela possui ótima largura de banda, excelente recepção e transmissão.
Este modelo é conhecido como "Linear-Loaded" ou carga-linear e pode ser empregado (o modelo, é claro) para todas as bandas, sem perda de qualidade na recepção e transmissão. Calcula-se normalmente como se faz com a DIPOLO convencional, ou seja, os 142,5/freq (mhz). Usa-se Fio 10 ou 12, de preferência fio flexível e encapado, que é mais fácil para se trabalhar. Os isoladores centrais e das pontas podem ser feitos com PVC 3/4 com 5cm de largura. A descida do cabo é feita diretamente com o Coaxial de 50ohms. Há quem utilize  BALUN 1.1 entre a antena e o cabo. O Balun, se quiser usar, pode ser feito com o próprio cabo Coaxial (ver matéria sobre BALUN 1.1 (Choque de RF) em Projetos dos Usuários na Feirinha DIGITAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário