NOSSA QRG

NOSSA QRG

sábado, 13 de julho de 2019


Realizado primeiro contato entre radioamadores utilizando satélite em órbita lunar


Um contato histórico aconteceu semana passada utilizando um satélite. Porém, não um satélite em órbita terrestre, mas um pequeno objeto orbitando a lua. O QSO inédito, feito entre radioamadores na Alemanha e na China, ocorreu em 1º de julho por meio do satélite LO-4 em órbita lunar, DSLWP-B, lançado em maio de 2018. O QTC da ECRA noticiou o feito naquela ocasião.Clique aqui para ler.

Num dos lados do QSO estava Reinhard Kuehn, DK5LA, em Soerup, Alemanha, e do outro, a estação do Clube de Radioamadores do Instituto Harbin de Tecnologia, BY2HIT (operado por Wei Mingchuan, BG2BHC), em Harbin, na China. Tudo ocorreu entre 05:51 e 07:28 UTC, de acordo com o log registrado. O transponder GMSK-to-JT4G a bordo do DSLWP-B foi usado para fazer o contato, o primeiro já feito através de um repetidor orbital-lunar.

“Usar este transponder não é fácil, em termos da potência de sinal necessária para o uplink”, comentou o radioamador e engenheiro Daniel Estévez, EA4GPZ, cujo blog inclui imagens da superfície lunar baixadas via DSLWP-B. “Havia planos para fazer um QSO entre BY2HIT e Reinhard há muitos meses atrás, mas as tentativas anteriores não deram certo. Meus parabéns a ambos, que conseguiram este contato um mês antes do DSLWP-B bater contra a superfície lunar”. 

Como Estévez explicou, o transponder GMSK para JT4G funciona enviando comandos para o satélite junto com uma mensagem de 13 caracteres, usando a mesma frequência e um protocolo semelhante ao que comanda a câmera e outras funções do satélite. Ele disse que enviar uma mensagem dessa maneira leva um pouco mais de 1 minuto.

Logo após seu lançamento, foi um radioamador brasileiro, o PY2SDR, Edson Pereira, o primeiro a conseguir captar seus sinais aqui na Terra. O radioamadorismo está, portanto, sempre presente na vida do pequeno satélite, que infelizmente está com os dias contados, pois está em rota de colisão com a Lua, fato que deve ocorrer no final deste mês, segundo as previsões divulgadas.

O satélite recebe comandos remotos utilizando um protocolo aberto, o que permite que radioamadores o utilizem para capturar imagens e baixá-las. Na semana passada, o DSLWP-B transmitiu imagens da lua e da Terra durante o eclipse solar. DSLWP-B foi lançado como uma carga secundária juntamente com o satélite Quequiao como parte da missão Chang'e 4 com destino ao lado oculto da lua. 

DSLWP significa “Descobrindo o Céu no Maior Desvio de Comprimento de Onda” e foi projetado para testar a radioastronomia de baixa freqüência e a interferometria espacial. O uplink do repetidor está em 2 metros e o downlink está em 70 centímetros.

Abaixo, algumas imagens tiradas pelo pequeno satélite e recebidas por radioamadores aqui na Terra:





Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário