Como se tornar um radioamador
O Radioamador é a pessoa habilitada pelos órgãos competentes a operar uma estação de rádio, nas frequências delimitadas pelos órgãos governamentais competentes para tal, no caso do Brasil, isto está a cargo da Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações, seguindo padrões mundiais da UIT (União Internacional de Telecomunicações ). Em tais frequências não é permitida a operação para fins comerciais ou desviada para qualquer outra finalidade.
Para ingressar no radioamadorismo é necessário realizar algumas provas na Anatel e seguir algumas regas básicas. Existem três categorias, denominadas C, B e A, que se distinguem pelo nível técnico exigido - quanto maior o nível técnico, maior a liberdade para usar as frequências amadoras.
A Classe C é conhecida como a categoria de ingresso e a prova pode ser realizada por menores de 18 anos, desde que com a autorização dos responsáveis. Engloba as provas de “Ética e Técnica Operacional” e “Legislação”.
A Classe B para menores de 18 anos demanda um tempo mínimo de 2 anos desde a aprovação na Classe C. Para os maiores de idade, a qualquer momento (sendo ou não Classe C). Envolve a prova de “Código Morse” (também conhecido como “Telegrafia”) e “Conhecimentos Básicos de Radioeletricidade”.
A Classe A tem como pré-requisito um ano na classe B, independente da idade do radioamador. Envolve a prova de “Conhecimentos Técnicos de Radioeletricidade”.
As provas são realizadas pela Anatel, que disponibiliza material para estudo, bem como simulados das provas em seu site www.anatel.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário