NOSSA QRG

NOSSA QRG

domingo, 2 de dezembro de 2012



Eletricidade Estática em Antenas

Vídeo enviado por Mauricio / PU2- YVW

Para quem nunca viu, desconhece ou duvida de eletricidade estática em antenas, segue um vídeo muito bom. Este vídeo não foi feito por nós, mas enviado pelo Amigo Mauricio PU2-IVW que encontrou o mesmo na internet e nos enviou para dispor a todos a título de conhecimento.
Este vídeo demonstra como é importante fazer uma boa instalação e os cuidados antes de ligar o seu rádio caso não tenha proteções, pois este fenômeno pode acontecer antes, durante e depois de uma chuva, mas (pasmem) tem maior possibilidade de acontecer em dias de Sol sem nuvens principalmente nos dias secos com baixa umidade.
Lógicamente e óbviamente existem inúmeras maneiras de se evitar problemas de uma forma bem simples e outras com um investimento na aquisição de um centelhador, mas vou passar logo abaixo um procedimento muito simples, mas eficaz que aprendi a muitos anos atrás com um radioamador das antigas e que sempre deu resultado.

Vìdeos:


>>> Dicas:
Acabou de usar o rádio na estação base:
- Desconecte e fonte da rede elétrica;
- Desconecte a antena do rádio.

Antes de ligar tudo:
- Conecte a fonte na tomada;
- Ligue a fonte e aguarde um pouco;
- Antes de conectar a antena no rádio, feche um curto com uma chave de fenda com cabo isolante ou use uma porta de metal, grade, etc.. para fechar um curto e descarregar possíveis estáticas conforme mostrado no vídeo; Caso de um estalo ou saia uma faísca, já descarregou, mas é muito importante repetir este procedimento duas ou 03 vezes para ter certeza que descarregou por completo e se nas 03 vezes estalar ou sair faísca, mantenha tudo desligado e tente mais tarde novamente.
- Após efetuado o procedimento acima e ter certeza que esta tudo certo, pode conectar a antena no rádio;
- Ligue o rádio e aguarde um pouco;
- Meça a estacionária;
- Após feito estes mínimos procedimentos, você poderá estar evitando alguns transtornos


Agrademos ao Amigo de Campo Grande / MS que disponibilizou o vídeo de forma pública.

Salles

Nenhum comentário:

Postar um comentário