NOSSA QRG

NOSSA QRG

sábado, 23 de maio de 2015

Vovó Alda conta sua história...
23-May-2015
por PP5ASN Vovó Alda

Recebi o pedido através dos representantes da RPT Princesinha da Sorocabana, para contar minha história.  Em meio a comemoração dos meus 95 anos, ainda em meio a meus filhos, netos , bisnetos e amigos,  parei para escrever pra vocês:

Uma viagem programada para 3 meses para Alemanha se esticou por 9 anos, devido a Segunda Guerra Mundial. Casei com um capitão da Organização Todt, (falecido) e, tive três filhos.

Durante toda guerra trabalhei como enfermeira (Cruz Vermelha), inclusive em hospitais de guerra, cuidando de soldados feridos.

Sobrevivi, por milagre de Deus, o bombardeio de 13 de fevereiro 1945 na cidade de Dresden, ferida e cega por 3 semanas. Voltei em 1947 com meus filhos pro Brasil, graças ao meu passaporte brasileiro, sempre revalidado por intermédio do Consulado Português.

Casei-me com o médico Dr. Érico Niemeyer, vim para Blumenau com ele e, tive mais três filhos.—Tive meu primeiro contato com o radioamadorismo na casa do meu tio Rudolpho Schlemm (PY2QD), um dos pioneiros no radioamadorismo brasileiro, que viveu em Joinvile.

Passados muitos anos, só em 1976 prestei exames para classe “C”,- já bem adulta! Classe “B” em 1978 e, classe “A” em 1980. Tornei-me membro do Clube de Radioamadores de Blumenau, fui presidente e conselheira do CRB.

Em 1983 vi e vivi como radioamadora ativa, como nosso hobby é útil.

Ajudamos nas grandes enchentes 1983-1984. Depois nunca mais parei de prestar serviços a Defesa Civil. 

A parte me interessei pela vida e obra de Padre Roberto Landell de Moura. Pesquisei e, com mais outros colegas conseguimos levar os conhecimentos sobre ele mundo a fora. Traduzi para o alemão o livro de Hamilton Almeida sobre Landell e, este livro e, minha tradução do livro “SOS enchente - um vale pede socorro” saíram 2006 no DEBRAS-Verlag, na Alemanha. Sou co-fundadora do Movimento Padre Landell de Moura.

Durante todos os anos participei de muitos encontros, congressos e reuniões de radioamadores, não só no Brasil, também na Alemanha, na Holanda. Na Noruega e Suécia, representando o radioamadorismo brasileiro. Com orgulho guardo a medalha da Comenda da Ordem de Radioamadores Padre Landell de Moura; a Comenda da Legislativa de Santa Catarina e, recebi pelas mãos do Ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra a Medalha do Cavalheiro da Defesa Civil. Alem de muitas outras medalhas que me foram dadas em congressos de radioamadores.

Participei da primeira e, até agora, única expedição só de YLs da América Latina.  Junto com Teresinha PT2TF, Elzinha PY2DHP e mais 5 YLs, ficamos na Ilha Comprida/SP, fazendo "movimento" em fonia e telegrafia nas frequências estabelecidas.

Também representei o Brasil nas estações de Morokulien - Território da Paz, na divida da Noruega com a Suécia (LG5LG e SJ9WL), no ano de 2004 (com duas muletas!), trabalhando o mundo inteiro.

Sou conhecida como PP5ASN - "Vovó Alda".

E agora, com 95 anos, creio que fiz a minha parte dentro do radioamadorismo brasileiro, como alegria e orgulho.


Quero deixar meu forte 73 a todos os leitores, em especial ao Silvio Mazetto PY2TGL e ao Cristiano Borin PU2UCB, que me contactou para esta oportunidade.

Também um abraço a minha amiga Deborah PY2TEY, a qual também contou sua história aqui neste canal.  É uma honra estar ao lado da Deborah aqui neste site.

Alda Niemeyer
De Blumenau/SC


Minha trajetória:


Nome: Alda Schlemm NiemeyerNome de Radio: Alda, mais conhecida como “Vovó Alda”

Indicativo atual da estação: PP5ASN

Iniciei nas faixas de radioamador como PY5WGG, classe “C”, em 1976, quando radioamadores de Santa Catarina ainda pertenciam ao estado do Paraná, a 5. Região Militar prestei o primeiro exames em Curitiba.

Provas para classe “B” em 1978. Um dos primeiros indicativos emitido pela nova Secretaria de Comunicação, em Florianópolis/SC.

Por isto agora PP5ASN. Exame prestado em Blumenau.Provas para classe “A” (em Tubarão) 1980, continuando com o Indicativo de chamada PP5ASNCartão QSL = Sempre o mesmo: uma bruxa na vassoura.

Equipamentos:

Começou com um Atlas 210 X

Depois trabalhou com um Kenwood TS 830 s e equipamentos para 2 Metros e HTs

Tudo com as devida antenas

Cargos : Membro do Conselho do CRB desde 76                                       

Presidente do CRB em 1988-1989, 1994-1995, 1999-20002004 -Presidente de Honra

Atualmente no Conselho Deliberativo, do CRB e da LABRE


Participações:  Jamborees on  the Air, durante anos ...
Organizador Regional de Santa Catarina desde 1978, Concentrações anuais da 5. Região Militar; Rancho Gaucho; 4. Convenção Nacional deRadioamadores, XLIX Conselho Federal da LABRE, 1. Reunião Da IARU-Região2- Área “F”, em Brasília, 1-5 de fevereiro 1985;
4 BLURADIOS- encontros em Blumenau;
2 HAMRADIO em Friedrichshafen (Alemanha), dois Encontros de Radioamadores Alemanha-Holanda em Bentheim;
Encontros de Rodadas Trem das Onze, coordenadora da “Barriga Verde” e “Padre Landell de Moura”, participante de demais rodadas.—
Participação da primeira ( e, até agora única) expedição só de YL da América do Sul  Ilha Comprida;
14 dias de Radio em Morokulien, no Território da Paz na Noruega-Suecia-2004; 
WRTC 2006 em Florianópolis/SC.                 
Desde o primeiro ENCARA participante dos eventos.
Co-Fundadora do Movimento Landell de Moura, para o reconhecimentodeste cientista brasileiro, patrono do radioamadorismo.
Artigos e livros: escrevendo para extinta AREP-Express São Paulo, ´-YL-Information,   na Alemanha e, revistinha das YL brasileiras,(8 cadernos).
Escrevi  e traduzi para o alemão o livro ”S O S – Enchente – um vale pede socorro”, saiu 2006 em DL.
Traduzi o livro de Hamilton Almeida sobre Padre LAndell de Moura, Almeida lançou na HAMRADIO.  
Diplomas e Cartões-QSL-Especiais: 158 diplomas de vários países e eventos, - 
Olimpíadas, -Estações da Antártida, e muito mais.
Perdi muitos cartões QSLs numa gaveta durante as enchentes!
Homenagens: Muitos diplomas e troféus em concentrações nacionais e internacionais, tudo carinhosamente guardado.
Comenda da Ordem de Radioamadores Padre Landell de Moura, pela pesquisa e trabalhos escritos sobre Vidae obra do nosso patrono;
Comenda da Assembléia Legislativa de Santa Catarina;
Cavalheiro da Medalha da Defesa Civil, condecoração da mão do Ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra, em Brasília, novembro 2012. —
Em setembro de 2013 recebeu da Câmara de Vereadores de Blumenau o titulo de “Cidadã Honorária”.

E mais: casada com médico Dr. Érico R. Niemeyer; 6 filhos - 9 netos e 9 bis-netos.

Matéria extraída de: http://www.princesinhadasorocabana.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário