NOSSA QRG

NOSSA QRG

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Tipos de Emissão

     Dentre os tipos de emissão os mais conhecidos são o de Fonia, CW, e as emissões digitais, este último compreende uma grande gama de tipos, como por exemplo o Rádio Pacote, SSTV (transmissão de imagem via rádio), EME (reflexão Lunar), RTTY, etc. A grande maioria dos contatos são feitos em CW e fonia, dentre as emissões em fonia temos, FM, AM, SSB (USB, LSB).
     As transmissões em AM são feitas em sua maior parte por operadores da faixa do cidadão,(normalmente dos canais 01 ao 40), e também pelas famosas rádios que transmitem na faixa de 40 metros dentro da área de rádioamador, mas também é utilizado em outras faixas. As modulações em FM, tem como suas principais faixas as operações em VHF e UHF, onde operam as principais estações repetidoras (Veja mais logo abaixo) em nosso país.As transmissões em SSB são feitas em todas as faixas a que os Rádioamamdores são habilitatos, em algumas com maior frequên-cia do que em outras. As estações constumam operar em SSB com maior frequência nas faixas de HF e VHF, pois possibilitam contatos a longa distância (DX), apesar de que é possivel fazer este tipo de contato com outros tipos de emissão, como por exemplo em FM.
     O CW é a menina dos olhos de ouro dos rádio-amadores, é um modo de emissão em que é possível obter ótimos resultados em DX, com pouquissíma potência ( QRP ) tem-se a
oportunidade de ter ótimos contatos onde em fonia você poderia passar longos anos sem nem mesmo escutar uma estação deste lugar. CW é muito mais do que um modo de emissão, CW é uma paixão. Muitos ainda brigam pela obrigatorieda-de dele nos exames para o ingresso e para a promoção de Classe, mas enquanto a UIT (Union International Tele-comunication) não abolir, nenhuma das nações que são filiadas a esta entidade deixarão de exigir e praticar esta modalidade.
     Existem obviamente outros tipos de emissão, destacando os satélites.
     Repetidoras as estações repetidoras são como o seu próprio nome diz, estações que repetem um sinal que chegam até ela. Para efetuar esta operação estas estações dispõe de equipamentos capazes de receber e transmitir um mesmo sinal praticamente ao mesmo tempo. Para isso utilizam de um dispositivo chamado de off-set, que é nada mais, nada menos que a diferença entre a transmissão e a recepção da estação. Como por exemplo, as estações em VHF utilizam off-set de 600KHz, para cima ou para baixo (dependendo da sua frequência de transmissão), isso quer dizer que uma repetidora que transmite em 146.700 MHz ela recebe em 146.100 MHz. Então com a utilização do off-set e com mais alguns equipamentos é possível com que sinais possam ser repetidos ou retransmitidos.
     A principal utilização das estações repetidoras é para que pessoas que não conseguem contatos diretos possam comunicar-se. Lembrando que estações móveis sempre tem prioridade nesta atividade, pois a sua transmissão sempre é muito precária comparando com a de uma estação fixa. Existem estações repetidoras em 6 e 10 metros em alguns países, podendo destacar as de 10 metros americanas, onde com baixissima potência é possível conseguir um ótimo rendimento. Essas repetidoras operam em FM de 29.600 MHz até 29.690 MHz sempre de 10 em 10 KHz e com off-set de - 100 KHz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário